sábado, 8 de dezembro de 2012

Receita de fios de ovos facim facim

FIOS DE OVOS
Receita sem mistério 
Mas precisa de paciência e delicadeza
Receita para 700gr de fios de ovos
Ingredientes
36 gemas
1kg açúcar
1l água
1 /2 colher (café) essência de baunilha

Modo de fazer:
Em uma panela com abertura grande, coloque a água e o açúcar misture bem, leve ao fogo baixo, sem ficar mexendo.
Deixe assim até ficar toda coberta de bolhas.. Acrescente agora a essência de baunilha.
Em outro vasilhame, misture suavemente as gemas, deixe escorrer na peneira, com calma sem mexer, cuidando para que a película do ovo não escorra junto, (essa pelezinha da gema que dá um sabor forte de gema crua).
Coloque esta mistura em um funil próprio para fios de ovos (tem nas lojinhas de R$1,99), delicadamente e sempre numa altura de no máximo 4 cm da calda, deixe as gemas escorrerem pelos buraquinhos do funil, sempre em movimentos circulares. Não faça muito de cada vez, para não ficar embolado. O fogo é sempre no mínimo.
Deixe na calda por mais ou menos 30 a 40 segundos, retire com uma espumadeira e um garfo e coloque em uma peneira, imediatamente borrife água bem gelada (para interromper o cozimento), caso não tenha um borrifador (tem nas lojas de R$1,99) pode ser com as mãos, respingue algumas gotinhas de água bem gelada.
Se a calda começar a engrossar, vá adicionando aos poucos um pouco mais de água fria
(a calda não pode ficar muito grossa, pois os fios de ovos vão ficar enroladinhos e não com fios lisos e compridos).Faça essa operação várias vezes.
No final quando terminou tudo, adicione um pouco da calda fria(pouco) nos fio de ovos para deixá-los um pouco mais molhadinhos e adocicados, dando um brilho especial, (a calda que sobrar pode ser guardada na geladeira para ser usada posteriormente, (dizem que a calda fica ainda melhor para fazer novamente mais fios de ovos).
Os fios de ovos podem ser guardados  por até 3 dias na geladeira 
(mas é difícil acontecer... pois ninguém resiste a esta delícia...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário