Frango com Quiabo
Frango com Quiabo ou Xi-Angu.
O Oba faz um passeio por um dos clássicos da culinária mineira.
E o quiabo, este injustiçado, reaparece aqui. Desta vez, fazendo par com galinha caipira, em um dos pratos mais saborosos da cozinha mineira.
Uma receita fácil, daquelas de fazer em qualquer dia da semana. Ou, se preferir, em um grande almoço, onde toda a família ou amigos se reúnam na mesa, para dividir risadas e “causos”.
Procure usar galinha caipira (além do charme, o sabor será outro). Se tiver um fogão à lenha em casa e uma bela caçarola de ferro, este é o momento de usá-los.
Compre os quiabos de tamanho médio e coloração verde quase brilhante. Acompanhe com arroz ou com “angu”. O tradicional é feito com fubá. Eu usei farinha de mandioca, fazendo um pirão (questão de gosto).
O Tempero Mineiro é fundamental nesta receita. Faça uma quantidade maior e mantenha em um pote de vidro, na geladeira. Com certeza você irá encontrar outros usos para ele.
INGREDIENTES (4 porções)
1 Kg de coxas (ou sobrecoxas) de galinha caipira, sem a pele
1 cebola pequena picada
1 cebola pequena em rodelas finas
1/2 Kg de quiabo, cortado em rodelas de 2 cm
4 tomates, sem pele e sem semente, cortados em cubos pequenos
1/2 colher (chá) de Tempero Mineiro (receita abaixo)
1 colher (sopa) de cheiro-verde (salsa e cebolinha)
1 limão
Óleo de girasol suficiente
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Esfregue as peças de frango com limão. Passe sal e pimenta e deixe repousando por 1 hora. Aqueça uma panela e coloque o óleo. Adicione o frango e deixe dourar levemente. Ponha a cebola picada, o Tempero Mineiro e o tomate. Cubra com água e cozinhe até o frango estar macio.
Em uma frigideira, aqueça óleo e refogue bem o quiabo, até sair toda a gosma. Retire e reserve. Coloque a cebola em rodelas e deixe por 1 minuto. Retire o frango da panela e junte à frigideira.
Peneire o líquido da panela que estava o quiabo para outra panela. Junte a parte sólida ao refogado de frango e cebolas. Adicione um pouco do líquido no refogado. Coloque o quiabo e o cheiro-verde e deixe cozinhar por 3 minutos.
Utilize o líquido coado para fazer um pirão. Ferva e vá adicionando farinha de mandioca (ou fubá, se for a opção), aos poucos, mexendo constantemente, até atingir a consistência desejada.
Sirva o frango com quiabo acompanhado deste pirão, ou simplesmente de arroz branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário