quarta-feira, 30 de maio de 2012


Pé de Moleque de Pirangunho


Feito com rapadura e amendoim gigante, o legítimo pé de moleque de Piranguinho, desde 1936 é conhecido em todo o Brasil. Originalmente vendidos na Estação Ferroviária de Piranguinho, Sul de Minas Gerais, fez fama tranformando a cidade em a capital nacional do pé de moleque.

Figuras ilustres da história brasileira como José Alecar, Tancredo Neves e Carlos Drummond de Andrade manifestaram palavras de apreço e auxiliaram para que o doce fosse enaltecido como patrimonio da região, atraindo até hoje centenas de turistas em busca da iguaria.

Longe de poder ser comparado aos industriais pés de moleque, o pé-de-moleque de Piranguinho é feito tradicionalmente com uma mistura moída de rapadura e amendoim gigante, resultando em uma massa muito mais macia que os já tão conhecidos pés de moleque de amendoim envolvidos em calda de açúcar. Variações como paçoca, doce de leite com amendoim em barra, gibi e pé-de-moleque branco passam bem longe de qualquer tipo de comparação.

Comparações internacionais também podem ser feitas, como o espanhol turron, feito de uma massa que mescla amêndoas moídas e açúcar, tradicional de Alicante; ou o nougat francês com mesma base, só que muito mais processado, recheando bombons que tanto nos deliciam e nos fazem pensar o quanto nossos colonizadores influenciaram nossa alimentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário