quinta-feira, 3 de maio de 2012

COMO  FAZER  UM PRATO  BASICO  COM OVOS
PASSO A PASSO


Para lembrar da essência do blog vai um receita que fiz ontem a noite, depois de um dia cheio de trabalho que além de simples é deliciosa. Este post vai para aqueles que nunca fizeram nada na cozinha, para quem não tem a menor intimidade com as panelas, mas que se seguir os passos abaixo não vai ter como errar. E  ainda vou mostrar como fazer isso em 1h. Exato galera, eu consigo fazer arroz, feijão, ovo e batata em 1h =D.
hummm só de falar já me deu vontatde de comer de novo, quem me conhece sabe que eu adoro sair e comer bem, gosto muito de restaurantes, pode ser um PF, pode ser um bistrô, mas se tem uma coisa que eu não troco por nada é o tal do arroz com feijão.
O feijão
Vamos lá, você vai pegar 1/2kg de feijão preto e dar uma catada para retirar uma pedrinha ou outra e então vai colocar dentro da panela de pressão. vai misturar 1 linguiça calabresa ou paio em rodelas, cubos grandes de um belo pedaço de bacon e 350gr de abóbora. Acrescente água até o nivel de 4 dedos acima do feijão. É só tampar a panela e ligar em fogo alto, depois de 10min a panela começa a apitar aí é só marcar 40 min e desligar o fogo. Em uma frigideira você vai refogar um fio de óleo, 1 cebola grande em cubinhos com 4 dentes de alho amassados, quando estiver tudo bem douradinho, você joga uma concha de feijão nesse refogado e mistura bem. Depois é só jogar esse refogado no restante do feijão, acertar o sal ao seu gosto e deixar ferver um pouco para pegar o gosto.
O feijão está pronto!! Dica: refogue primeiro o alho e só depois junte a cebola, pq a cebola solta água e atrapalha a dourar o alho.
O arroz
Enquanto o feijão estiver cozinhando aqueles 40min, você já começa a fazer o arroz, eu adoro arroz parbolizado, vou falar aqui como eu preparo o meu. Coloque 3 dentes de alhoamassados para refogar em um fio de óleo, quando estiver dourado acrescente 1 xícara de arroz (sem lavar mesmo) frite um pouco o arroz (1minuto tá bom), depois disso acrescente 2 xícaras de água e coloque sal a gosto, quando a água começar a ferver você da uma mexida para o arroz não grudar no fundo, abaixe o fogo e tampe a panela.Depois de 10 minutinhos, dê uma mexida no arroz novamente e veja se a água já secou toda, se secou é só desligar o fogo e deixar a panela tampada por uns 5 minutos esse tempinho é essencial para seu arroz ficar bem soltinho.
O ovo
kkkk você deve estar se perguntando, p.. ovo rafael sério? … é galera até o ovo tem seus segredos, aqui vai minha dica. Coloque um fio de óleo em uma frigideira (de preferência antiaderente) espalhe bem aqueça um pouco e só então coloque seu ovo cuidadosamente no centro, faça isso em fogo baixo. tampea frigideira, porque tampar? para que o calor gerado cozinhe bem a clara e a gema e para não ficar aquelas piscinas de clara crua no ovo que eu odeio. com essas dicas você vai ter um ovo todo branquinho sem marcas de queimado e cozido uniformemente, não esquece de colocar sal a gosto.
A batata
essa batata vcs já viram por aqui, a única  coisa diferente foi fatiar a batata bem fininha pra que ela ficase crocante quando levada ao forno. Untei um tabuleiro com manteiga, cortei as batatas bem fininhas com casca mesmo, joguei um fio de azeite por cima delas,um pouco de pimenta moída e um queijo ralado por cima. O ponto para retirar elas do forno é quando o queijo está dourado em cima isso leva usn 20 a 25 min em fogo alto.
É isso, espero que a galera que nunca fez nada na cozinha tente a sorte e tire onda fazendo um PF maravilhoso como esse ai da foto em apena

Nenhum comentário:

Postar um comentário