quinta-feira, 3 de maio de 2012

BOLO   DE  FUBA     MIMOSO

            Desde que eu era criança, sempre gostei do mês de junho.  Gosto dos dias ensolarados e azuis,  e das suas noites  frias e estreladas.  O ar parece ficar mais leve e romântico. O clima mais fresco,bem diferente dos dias de verão escaldantes, parece nos convidar para passeios em terras distantes… É junho e tudo parece ter um contorno e significado diferente.
            Também gosto de junho e de suas festas animadas.E logo me vêm na mente, as festas juninas da minha infância. Memórias enfeitadas de coloridas bandeirinhas, fantasias de “caipiras”, danças de quadrilhas e fogueiras até o cair da madrugada.  O aroma dos bolos de fubá saindo do forno, encantando os nossos sentidos.  As batatas doces perfumando o ar,  e aqueles doces maravilhosos  que trazem sabores inesquecíveis… Pé-de-moleque, canjica, curau, bolo de aipim… Hum… Que lembranças deliciosas!
            E um dia desses, inspirada pelos ares festivos de junho, me animei a fazer o meu primeiro bolo de fubá desse mês. Digo o primeiro,pois certamente,depois deste, ainda hão de vir outros… (Rs…)  E como a “clientela” daqui não renega as suas origens goianas (da parte do meu marido), as delicias do milho verde, e seus derivados, são sempre bem vindas aqui em casa!  E lá fui eu para a cozinha, preparar o meu  bolo de fubá cremoso… Afinal, tem sabor mais junino do que um bom bolinho de fubá?
            E para aqueles que já estiverem  no “ espírito junino” e quizerem experimentar este gostoso bolo, eu recomendo muito, pois aqui em casa ele fez bastante sucesso. E ele é bem simples de fazer!
              Os ingredientes necessários são:
              -  4 ovos
              -  4 xícaras de chá de leite
             -   1 xícara de chá de fubá
             -   1 xícara de chá de farinha de trigo
             -   3 xícaras de chá de açúcar
             -   1 colher de sopa de fermento em pó
             -   2 colheres de sopa de manteiga (eu usei  margarina) derretida
             -   50 g  de queijo parmesão  ralado
                                Para preparar a gente faz assim :
                                 No liquidificador,bata os ovos com o leite e reserve. Em uma tigela, misture o fubá, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Junte a mistura reservada (os ovos batidos com o leite)  e misture bem os ingredientes com o auxílio de uma colher. Depois, derreta a manteiga e a adicione à massa, juntamente com o queijo parmesão. Misture tudo até obter uma massa bem homogênea.  Para assar, é recomendável uma forma retangular com as medidas aproximadas de  40 cm   x  28 cm , devidamente untada e enfarinhada.  Depois é só levar ao forno médio, pré aquecido,por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno, para certificar que o bolo já está bem cozido.
                   Aprendi esta receita há pouco tempo, e confesso que da primeira vez que fiz fiquei até meio preocupada… A mistura fica aparentemente líquida demais ( lembrem-se que ela leva bastante leite! ) e você fica se perguntando se ela vai ficar realmente sólida… Mas felizmente, a química maravilhosa entre os ingredientes funciona muito bem e transforma tudo num delicioso bolo! 
            Acima, o bolo antes de entrar no forno…
            E depois de mais ou menos 40 minutos…
              O bolo já prontinho…  Dourado e delicioso!
               E depois de assado, ele pode  até ser servido  ainda quentinho… Um verdadeiro quitute, para um lanche nas tardes mais frias de junho! 
           E ele fica numa textura bem gostosa e suave, mais cremoso na camada de baixo, e levemente crocante na camada de cima… Para os apreciadores de bolos de fubá em geral, vale à pena experimentar!
 
             E eu aqui desejo realmente, que este mês de junho traga um tempo de aconchego e delícias ao nosso dia a dia. E  mesmo apesar do frio da estação, a gente sempre possa encontrar caminhos iluminados para celebrar a vida e a comunhão com os nossos familiares e amigos queridos. E para isto, não é preciso muita coisa não… Às vezes,para começar, basta tirar um tempinho para tomar um café gostoso com um simples bolinho de fubá, feito com muito carinho…

Nenhum comentário:

Postar um comentário