terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Língua ao molho de vinho 


1 kg de língua bovina (uma peça)
2 tabletes de caldo de carne
1 xícara de vinho tinto seco
1 cebola média cortada em pétalas (verticalmente)
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
200g de champignon
Sal e pimenta do reino

Dá pra 6 pessoas

Ferva a língua durante 20 minutos e depois descasque-a, ainda quente, removendo toda a parte rígida que envolve a carne. Essa é a parte que você deve esconder dos convidados “frescos”, porque não é a coisa mais agradável de se ver. Corte-a em fatias de 3cm de espessura. Aqueça um pouco de manteiga com azeite numa frigideira e doure todas as partes com carinho. A seguir, doure a cebola ali mesmo. Reserve.

Dissolva os cubos de caldo de carne no vinho e leve à panela de pressão, acrescentando o louro, a língua já dourada, a cebola e a farinha de trigo (que serve para dar consistência ao molho). Acrescente também 1 litro de água quente, para garantir que o molho não se evapore todo. Deixe cozinhar na pressão por 30 minutos.

Após retirar o cozido da pressão, acerte o sal e pimenta do reino e veja se o molho está levemente espesso, e a língua tenra e macia. Se não tiver chegado a esse ponto, você pode voltar para a pressão novamente, ou mesmo cozinhar normalmente por mais alguns minutos até alcançar a consistência correta. Resgate a frigideira usada para fritar a língua e doure ali os champignons já fatiados. Acrescente-os à língua, deixe-os pegar gosto por 5 minutos e está pronto! Sirva acompanhado de um generoso purê de batatas, arroz branco e, quem sabe, repolho roxo refogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário