quarta-feira, 3 de abril de 2013


Saiba por que este tesouro asiático tem que fazer parte da sua vida

Por Redação

A gojiberry é a sensação do momento na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, mas é produzido há milênios na China e no Tibete, aparecendo como top 1 na lista de ervas medicinais do oriente. Felizmente, está chegando ao Brasil!
Cada vez mais estudos mostram a incrível potência dessa frutinha, que já ultrapassou o açaí e a amora no quesito rejuvenescimento, a laranja quando o assunto é vitamina C e os cereais nas proteínas. Os benefícios são tantos que especialistas da China até já cogitaram nomear a goji como a fruta mais rica do planeta!
gojiberry-Shutterstock_Images
De cor vermelho vivo e com um gostinho meio salgado, meio doce, essa belezinha traz, ainda, vantagens que nós a-do-ra-mos: emagrece e combate a celulite! "A gojiberry melhora a função do fígado e dos rins, que são os órgãos excretores de toxinas. Dessa forma, ela combate a inflamação, a retenção hídrica e, consequentemente, a própria formação de celulite", informa a nutricionista da Clínica Patrícia Davidson, Isabella Correia, do Rio de Janeiro. Sem contar o resto das vantagens!
Para o peso dar tchau
A gojiberry é tão boa que os povos orientais fizeram até uma estátua em sua homenagem, acredita? E enquanto eles a veneram de lá, nós a idolatramos daqui, sabe por quê? Faz emagrecer por vários motivos! Olhe só:
É rica em proteínas e ácidos graxos essenciais, o que ajuda a equilibrar os níveis hormonais e a acelerar o metabolismo.
Tem poucas calorias! Uma colher (sopa), que é a quantidade recomendada para quem quer perder peso, tem apenas 50 calorias!
Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, revelou que quando o corpo atinge o nível certo de vitamina C (entre 4,6 e 15 mg), passa a queimar gordura mais rápido. 1 colher (sopa) de goji tem "só" 375 mg!
Sacia! "Ela possui gorduras boas em sua composição, como ômega-3 e 6, que reduzem a sensação de vazio no estômago", informa o endocrinologista da Spa Posse do Corpo, Alfredo Cury, do Rio de Janeiro.
Estimula a produção do hormônio do crescimento, conhecido como GH, que reduz a gordura do corpo enquanto propicia o crescimento da massa magra e dos músculos!
Ajuda a melhorar o uso do oxigênio no corpo, prevenindo a fadiga e aumentando a resistência e a energia, além de contribuir com a circulação sanguínea. Todos eles são fatores perfeitos para você se jogar no exercício!
Explosão de antioxidantes
A frutinha poderosa ainda rende muitos benefícios para a saúde: protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, reduz a artrite, o colesterol e os níveis de glicose, regula a pressão arterial, melhora a visão, a imunidade, o sistema neurológico e os níveis de insulina em diabéticos.
Tudo isso porque possui 18 tipos de aminoácidos – dos quais 8 são essenciais para o organismo –, 22 polissacarídeos, sendo que 4 tipos deles que fortalecem o sistema imunológico são exclusivos do goji e não aparecem em nenhum outro lugar, e 21 minerais, sendo os principais zinco, cálcio, ferro, magnésio, selênio, cobre e fósforo, além do germânio, nutriente anticancerígeno que é raramente encontrado nos alimentos.
Mas ainda não acabou! É rica em proteínas, vitamina A, E e do complexo B. "As gojiberries são uma das fontes mais ricas de antioxidantes e carotenoides (como o betacaroteno), que retardam o envelhecimento e protegem a pele, respectivamente", fala Isabella.
Só para você ter ideia, na escala ORAC (Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio), feita pela Universidade de Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, que serve para calcular o quanto um alimento tem de poder antioxidante, a goji representou bem: com 25.300 unidades contra os 2.036 e 2.400 das amoras e dos mirtilos, respectivamente.
Elas usam!
É por essas e outras que várias famosas da Europa e dos Estados Unidos tornaram-se fãs, dentre elas Madonna, Kate Moss, Angelina Jolie, Mariah Carey, Elizabeth Hurley e Britney Spears. Mas a frutinha não é só para elas, não!
"Fiquei sabendo por uma amiga que é algo fantástico. Resolvi experimentar! Encontrá-la foi fácil. Liguei na farmácia de manipulação e encomendei as cápsulas. Depois de 10 dias, senti uma grande melhora, principalmente na disposição! Acordava com um "gás" que eu não tinha antes. Além disso, senti meu intestino passou a funcionar melhor e, é claro, percebi diferença no ponteiro da balança! Com um mês de uso eu já havia perdido 3 kg. No entanto, o mais "visível" para mim foi a diminuição do corpo estufado!" – Daniela Ribas, 26 anos, Marília – SP.
Suco ou fruta?
Ficou doida para começar a consumir, né? Pois saiba que aqui no Brasil já podemos encontrar a fruta seca em lojas de produtos naturais e em cápsulas em farmácias de manipulação (a composição é a mesma!). Outra forma de ingerir é pelo famoso suco, mas é melhor dar uma olhadinha antes...
Fruta:
1 – É mais versátil. "É parecida com a uva-passa. Pode ser usado em iogurtes, cereais e saladas", conta Isabella.
2 – É encontrado aqui mesmo, no Brasil, em lojas de produtos naturais.
3 – Você fica restrita às vitaminas e nutrientes que a frutinha contém.
4 – Não há perda de nenhuma propriedade.
Suco:
1 – Não dá para variar seu uso. Suco você toma como suco, né!
2 – É importado! Por isso, o preço é beeeem mais salgado.
3 – Você pode complementar o suco com outras frutas, acrescentando mais vitaminas e nutrientes.
4 – Para obter o suco, é preciso pasteurizar. Nesse processo, muitas vitaminas se perdem e algumas enzimas são destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário