CUPIM ASSADO. NO BAFO OU FORNO
Ingredientes:
- Cupim (usei uma peça de 3,9 Kg)
- Salsinha (1 Maço)
- Cebolinha verde (1 Maço)
- Alho (1 Cabeça)
- Folhas de Louro
- Pimenta do Reino
- Sal Grosso
- Vinho Branco (1 garrafa)
- Suco de 5 laranjas
- Casca de 5 laranjas
Utensílios:
Saco Plástico para marinada
Papel Celofane
Espeto
Churrasqueira
1) Pegue a peça de cupim, verifique se existem "pelancas" com cuidado e auxílio de um faca bem afiada retire-as.
2) Descasque as laranjas e reserve as casas, esprema o suco e coloque em um, coloque uma colher de chá bem cheia de sal junto do suco, acrescente uma garrafa de vinho branco seco, uma colher de sopa de salsa e de cebolinha verde, dois dentes de alho, um pouco de pimenta do reino, umas 4 folhas de louro e bata bem.
3) faça furos no cupim com uma faca bem afiada e "enfie" nos buracos os dentes de alho restantes.
4) coloque no saco plástico as cascas da laranja , o cupim e despeje a marinada, acrescente o restante da salsinha e da cebolinha verde picadas.
12 ou 34 horas depois...
1) Pegue a peça de cupim, reserve a marinada. Salgue a peça com sal grosso, e nessa hora é a gosto, eu coloco espalhada nela aproximadamente duas colheres de sopa de sal grosso e deixo repousar por 10 minutos.
2) Espete a peça com apenas um espeto de de única lâmina no sentido longitudinal.
3) Envola a peça de Cupim com pelo menos 6 voltas de "plástico celofane"
4) Feche uma das pontas com o próprio celofane (basta cortar um pedaço de celofane 30 cm e enrolar para fazer um "cordão", amarre bem!! ATENÇÃO deixe distância de 3 dedos da peça para a "amarração", isso evitará a pressão dos gazes durante o cozimento.
5) Como a outra ponta do celofane estará aberta, nesse momento despeje a marinada, não precisa ser toda, é no olhômetro, depois amarre com outro "cordão" de celofane respeitando os 3 dedos de espaço.
6) Nesse momento imagino que a churrasqueira já está em brasa, perceba, "em brasa" não "em chamas", então coloque o espeto com pelo menos 60 centímetros de altura.
7) Agora começa o processo de "Sapiência" o cupim precisa ficar na brasa, e isso requer que você alimente a brasa se necessário carvão a carvão para que o calor se mantenha por pelo menos 3 horas, metade do de cada lado.
8) Depois desse tempo (detalhe, se o peso da carne for menor, o tempo pode ser menor), retire o plástico e deixe dourar por mais uns 40 minutos, e mais próximo do .
9) Sirva quente e imediatamente...
10) Depois me conte como ficou!
DICAS:
-A distância do cupim em relação a brasa depende de cada churrasqueira, o ideal é que coloque a mão na altura que vai colocar o cupim, e se você suportar 5 segundos, essa é a distância.
- No Forno: Mesmo processo... porém, leva menos tempo 2 horas aproximadamente, e deve cozinhar em forma "assadeira" de alumínio com temperatura máxima de 180 graus, e depois de retirar o plástico deve voltar para dourar por mais uns 30 minutos.
- No Forno não utilize superior, somente o inferior, pois pode danificar o celofane, use o grill superior somente para dourar o cupim depois de tirar o celofane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário