quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ARROZ   AZUL, E FEITO  COM  UMA FLOR(CLITORIA)

 

 Pensar em arroz azul? Nahhhh só pode ser corante artificial ou photoshop!, mas resolvi pesquisar esta ideia de comida em azul e pasmem!!, descobri este arroz que é obtido da forma mais pura. Na Malásia há um prato chamado Kerabu Nasi (Nasi é um arroz cozido, Kerubi uma mistura de legumes ou seja, significa prato de salada de arroz com legumes, se bem que os legumes utilizados sejam deveras originais por si, para o palato ocidental - receita mais abaixo) acompanhado por um inusitado (aos nossos olhos) arroz azul, que é obtido a partir do de uma flor cujo nome me transportaria a outras histórias e sabores que não são para aqui chamados... Apresento-vos ... a flor Clitoria.
Não duvidem, fui pesquisar na net (fala sério... encontrei muita bobagem com as palavras que joguei no google até que acabei encontrando o que queria), estas flores são usadas como corante natural  neste bonito tom de azul,  e agora já me parece  definitivamente apetecível em alimentos, sabendo que não é corante artificial.
Curiosidade? Sabia que na China os bolos de cor azul (ou kueh) raramente são usados? Porque lá a cor azul significa luto e nos funerais, não oferecem kuehs azuis e brancos para a alma falecida. Assim, nunca faça qualquer kueh tradicional na cor azul e vá de a oferecer a alguma pessoa idosa, se você puder evitá-lo, fica simpático...!! fica a dica.

Devo confessar que não sei exactamente como passam as flores a corantes alimentares, mas calculo que seja receita ancestral que passa certamente por secarem as flores ao sol, e depois de secas, como nesta imagem, fazer uma infusão na água a ferver para que obtenham a cor azul. Já o arroz?, bom, se usar este "caldo" no arroz, numa sopa em outra comida, o que acha que acontece?

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário