quinta-feira, 15 de maio de 2014

LEITE DE COCO CASEIRO E FARINHA DE COCO


Diferente do leite de coco que compramos, o leite caseiro é mais líquido (texturar para beber mesmo), por não ser tão concentrado. Ele é ótimo para algumas receitas e também pode ser misturado com leite de amêndoas por exemplo para ser tomado no dia-a-dia.
Esse leite tem ação microbiana e anti-fúngica, além de conter cálcio e potássio e tem os mesmos benefícios de óleo de coco só que em menor quantidade (já que a quantidade de gordura é menor).
Ingredientes:
1 coco
5 copos de água
Modo de preparo:
A primeira parte é amais difícil que é quebrar o coco. Costumo fazer da seguinte maneira: primeiro você vai perceber que o coco tem três buraquinhos, ache o que é molinho e com uma faca ou saca rola fala um furo e retire a água (sempre compre coco com água dentro, quer dizer que esta fresco, os sem água podem estar estragados), retire a água e passe para um copo, pode tomar, se não gostar adicione no leite. Depois leve o coco diretamente a chama do fogão, e com um pegador de macarrão gire ele de vez em quando até queimar todo ele.
Agora cuidado, com um pano de louça pegue o coco e com um martelo quebre ele, depois de quebrado, com a ajuda de uma faca finque entre a carne e a casca e ele se soltará (as vezes tem que fazer uma forcinha).
Ufa, essa parte acabou agora vem a parte fácil! Você pode comprar coco ralado congelado também, mas ele tem conservantes, é melhor usar o coco inteiro. Agora rale o coco em uma panela leve para o fogo com á água, quando começar a ferver desligue. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador por 3 a 5 minutos, depois coe e está pronto! Você pode congelar em potinhos também se quiser!
Agora a segunda parte da receita, o leite ja está pronto, mas e aquele resíduo? Famos fazer farinha de coco! Leve o resíduo a uma frigideira grande e mexa devagar até a farinha estar bem sequinha, ela ficará dourada, demora cerca de 25 minutos, pegue uma pitada e sinta se está bem seca, deixe esfriar e guarde em um pote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário