sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bolo de Abacaxi com Coco

 


   Como a festa era para cerca de 80 pessoas, decidimos fazer três massas de bolo numa forma grande, três receitas da mousse branca e duas receitas de abacaxi em calda e cocada. Para não termos que usar 15 ovos (se formos seguir a receita de pão de ló abaixo), a melhor escolha foi usar as tradicionais "massas de caixinha", pois, além de terem um ótimo resultado, são mais fáceis de serem feitas (já que o tempo era curto também). Isto fica a sua escolha.
   


   Uma das alterações no recheio de mousse branca foi adoçá-la com leite condensado ao invés de açúcar e tenho que admitir que o sabor ficou bem mais interessante. Já a cocada, aparentemente, não teve alterações, mas para mim acabou tendo. Coloquei as mesmas quantidades, porém, acabou na primeira vez acabou ficando meio sem doce e meio sem ponto. Acho que foi por causa da água de coco que mesclei com o leite então, é melhor não querer aproveitar a água no caso de usar o coco fresco e ir experimentando para ver se está bom de doce.


   Outra mudança bem perceptível foi o formato do bolo: quadrado, porque é sempre bom mudar de vez em quando! Ah, só para deixar avisado, as receitas abaixo são suficientes para um bolo pequeno, portanto, se quiser um maior, multiplique as quantidades!
   Então, que tal um Bolo de Abacaxi com Coco Fresco para refrescar este feriadão que vem por aí?

Bolo de Abacaxi com Coco Fresco:
Massa:
-5 ovos
-5 colheres (sopa) de açúcar (150 g)
-5 colheres (sopa) de farinha de trigo (150 g)
-1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata na batedeira as claras em neve firme. Com a batedeira ainda ligada, vá acrescentando as gemas, uma a uma, e em seguida, vá acrescentando o açúcar em colheradas. Bata até formar um creme bem leve, esbranquiçado e fofo.



Desligue a batedeira e agregue delicadamente a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó.



Despeje a massa numa forma redonda (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve-a ao forno médio (205°C), pré-aquecido, por cerca de 45 minutos ou até que o pão de ló esteja levemente dourado e assado.



Desenforme o bolo quando estiver morno e deixe esfriar.


Mousse branca:
-1 lata de creme de leite bem gelada sem o soro
-80 g de leite condensado (cerca de 1/4 de lata ou adoce a gosto)
-1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
-2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:
Misture o creme de leite com o leite condensado.






Hidrate a gelatina com a água e leve-a ao banho-Maria, mexendo com uma colherzinha, até dissolver totalmente.




Acrescente a gelatina dissolvida ao creme de leite com o açúcar e misture bem. Leve à geladeira até obter consistência de espalhar.





Recheio de Cocada Cremosa:
-300 g de coco fresco ralado
-1 xícara (chá) de leite
-1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
Misture o leite condensado com o coco e o leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até obter um doce em ponto de cocada de colher (cuide para não passar do ponto, pois depois de frio o doce fica mais firme). Deixe esfriar.










Abacaxi em Calda:
-1 abacaxi grande descascado e picado bem pequeno
-1 xícara (chá) de açúcar 

Modo de preparo:
Leve o abacaxi e o açúcar numa panela ao fogo alto, deixando cozinhar o abacaxi e a calda reduzir por cerca de 20 minutos.





Drene o abacaxi, separando a calda formada e acrescentando nela uma bebida à sua escolha e um pouco mais de água até completar 1 xícara (chá) e um quarto.




Montagem:
-300 ml de creme de leite fresco
-1 colher (sopa) de açúcar refinado

Tire as cascas de todo o pão-de-ló e corte-o em três partes iguais. Disponha uma das partes num prato de servir e posicione um aro do mesmo tamanho do bolo. Molhe-o com um terço da calda de abacaxi preparada anteriormente. Espalhe o recheio de cocada uniformemente sobre o disco de bolo umedecido. Disponha o segundo disco de bolo sobre o recheio de coco e umedeça com mais um terço de calda.  Espalhe a mousse branca sobre a massa de bolo e disponha o abacaxi em calda escorrido. Por fim, disponha o último disco de massa de bolo e umedeça-a com o restante da calda. Leve à geladeira por uma noite para entranhar bem todos os sabores.  Bata o creme de leite fresco com o açúcar na batedeira até o ponto de chantili. Espalhe parte deste sobre a superfície do bolo enquanto este ainda estiver no aro. Com muito cuidado, retire o aro.





 Termine de cobrir o bolo com o chantili.



Decore a gosto com sacos e bicos de confeitar, confeitos, coco fresco ralado ou abacaxi em calda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário