segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Doce de mamão com creme de leite



Ingredientes

  • 3 mamões bem grandes
  • 1 1/2 colher de sopa de cal virgem para doce
  • 1k de açúcar no mínimo
  • 3 canela em pau
  • 5 cravos
  • 2 L de água para cozinhar
  • 2 latas de creme de leite

Modo de preparo

Primeiro escolha mamões bem verdes e grandes. Depois corte ao meio seguindo o comprimento e em seguida corte em tiras bem grossas acompanhando o comprimento. Descasque por fora tirando a parte verde, depois por dentro retirando a pele e as semente brancas para não ficar amargo.
Corte em cubos bem grandes, para que quando cozinhar fique meio durinhos por fora, mas com pouco de caldo por dentro. Numa bacia bem grande encha de água e a cal virgem para doce, coloque os cubos de mamão e deixe por no mínimo uma hora. Depois passe para outra bacia grande para enxaguar os cubos, lavando bem para retirar o pó de cal. Passe em quatro lavadas na bacia passando as mãos para não ficar pó no fundo.

O procedimento é sempre encher a bacia esfregando os pedaços, depois jogando a água fora ou nas plantas e repetindo o procedimento. Numa panela grande coloque dois litros de água e a metade de açúcar e os cubos de mamão com canela e cravo. Mexa quando a água começar a diminuir e coloque mais açúcar aos poucos para que cozinhem por igual e fiquem doces. Dependo do gosto adicione mais açúcar.Deixe cozinhando por uma hora em fogo alto.

O doce estará bom quando tiver amarelado com pouca calda no fundo da panela e quando ao enfiar o garfo no pedaço , esse estará meio duro por fora, mas macio por dentro com um pouquinho da calda dentro dele e doce. Sirva gelado com creme de leite por cima. É uma sobremesa e tanto!

Informações adicionais

Fique atento para o ponto do doce. Não mexa muito para desmanchar e nem deixe cozinhar demais. Para deixar mais amarelo e com rapidez faça uma calda de açúcar com três copos de açúcar e a metade de água e depois adicione o mamão em cubos e o restante de água. Cuidado para não queimar a calda senão pode amargar o doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário