segunda-feira, 6 de maio de 2013

Purê de Batata Baroa



Os paulistas chamam de mandioquinha, os cariocas, de batata baroa. Pelo Brasil afora ainda recebe várias outras denominações, como mandioquinha-salsa, batata-salsa, batata-fiuza, batata-aipo, cenoura-amarela, entre outras. Originária da região dos Andes, é rica em vitaminas A e C, carboidratos e minerais como o ferro, cálcio, potássio e outros. Para completar, ela é considerada um excelente diurético.
De um amarelo intenso e dona de um sabor adocicado, vai bem em diversos pratos como cremes, sopas, escondidinhos, pães, suflês e muito mais. Aqui optamos pela receita do Purê de Batata Baroa, já que agrada tanto aos adultos quanto às crianças e acompanha bem qualquer carne.
Ingredientes:
- 1 kg de batata baroa (mandioquinha)
- Leite o quanto baste
- Manteiga a gosto
- Sal a gosto
- Uma pitada de noz moscada (se gostar)
- Queijo ralado o quanto baste (se gostar)
Modo de fazer:
- Cozinhe bem a batata baroa (reserve a água do cozimento). Uma dica para cozinhar mais rápido é cortar em pedaços bem pequenos. Depois, passe pelo espremedor de batatas ou amasse com o garfo. Misture um pouco da água do cozimento. Acrescente um pouco de leite. Agora a manteiga, e o sal a gosto. Misture bem. Pode-se colocar um pouco de queijo ralado e há quem troque a manteiga por requeijão. Leve ao fogo para apurar. E bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário