terça-feira, 7 de maio de 2013

 doce de leite: doce mole  de  leite talhado



Na semana passada acordei com DESEJO de comer doce de leite talhado. Acordei e liguei para minha avó para perguntar a receita... Depois liguei para o maridão e pedi pra ele tentar achar leite caipira para fazer o doce.
Desliguei o telefone com o maridão e fui fazer minhas obrigações... Logo depois descubro que minha ajudante não viria trabalhar...
Na hora do almoço, quando eu estava terminando de organizar minha vida, o Rô chega em casa com 6 litros de leite recém tirado da vaca, estava até morninho ainda....
E eu quase caí dura, tinha me esquecido completamente do doce.
Como não sou de reclamar da vida,  na mesma hora já dividi o leite em duas panelas e decidi fazer dois tipos: o talhado e o liso.

Sempre que você for fazer doce de leite, use uma panela que caiba mais que o dobro do volume usado. Isso evita que o leite derrame e suje todo o seu fogão.
Se você for fazer os dois tipos de doce, como eu fiz, jamais use a mesma colher para mexer os dois doces. A colher do doce talhado pode azedar o seu doce liso...
A receita é bem fácil...

Para o doce de leite talhado:

3 litros de leite caipira
600 g de açúcar (*)
suco de 2 limões ( eu usei 1 limão china, ou cravo, e 1 limão tahiti)
1 pitadinha pequena de bicarbonato de sódio

(*) Algumas pessoas usam a proporção de 1 medida de leite para meia medida de açúcar, eu não uso. Não gosto do doce de leite muito doce, gosto de sentir o sabor do leite... O único problema é que, usando menos açúcar, seu tempo de fogão vai ser muuuuito maior. Mas vai compensar, eu garanto.

Preparar é fácil, só que demorado. Junte todos os ingredientes em uma panela grossa e que caiba mais que o dobro do volume, ligue o fogo e mexa até o açúcar derreter completamente e o leite ferver. Abaixe um pouco o fogo e continue mexendo até o leite talhar (coagular) e se separar do soro. Nessa hora, junte a pitadinha de bicarbonato.
Continue mexendo até o soro virar uma caldinha grossa e os coágulos de leite começarem a ficar dourados. O processo todo demora mais ou menos 2 horas.
 Desligue do fogo e continue mexendo por mais alguns minutos para ele esfriar rapidamente. Coloque no recipiente que for servir e pronto, se mate de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário