COMO PREPARAR UM BOM CHURASCO PASSO A PASSO
- Vamos começar pelo acendimento do carvão. O carvão deve ter boa procedência e ser de eucalipto, pois ele dá um sabor melhor à carne. Escolha uma boa marca de carvão (cuidado com carvão úmido, é mais difícil de acender). Coloque uma quantidade pequena no começo apenas para acender o fogo. Existem várias maneiras de acender o fogo. Pode-se acender usando uma latinha baixa (pode ser uma tampa) com álcool, e colocando o carvão apoiado nas beiradas da latinha para que o fogo do álcool queime junto ao carvão. Outra forma é ensopar um pedaço de pão velho (tipo pão francês) em álcool e colocá-lo no meio do carvão. Acenda com cuidado e sempre mantenha produtos inflamáveis longe do alcance de crianças e animais.
- Assim que algumas brasas começarem a arder no carvão, despeje o resto e distribua pela baia.
- Jamais utilize pedaços de madeira ou restos de carvão velho. Pode dar um gosto indesejável à carne. Também não use gasolina, óleo diesel, querosene.
- Escolha carnes com pouca gordura. Além disso, prefira carnes marmorizadas, ou seja, com desenhos de gordura entre as fibras da carne. Isto deixa a carne mais saborosa e mais macia. No caso da Picanha, verifique se a capa de gordura não é muito grossa e dura.

- Quanto de carne devo comprar? Você pode calcular de 200g a 300g de carne para as mulheres e 400g a 600g para os homens, mais as asinhas de frango, bolas de mussarelas, os corações de frango e as lingüiças. Lembre-se que a quantidade deve ser sempre proporcional ao número de convidados e aos acompanhamentos que serão preparados (arroz, salada, etc.)
- E às bebidas? Não podem faltar a cerveja ou chopp. Sirva também sucos e refrigerantes, lembrando que muitas pessoas podem não querer beber alcoólicos. Tudo bem gelado! Para que as bebidas se mantenham geladas por mais tempo, coloque-as dentro de coolers com gelo, isso garante o gelo por até 24 horas.
- Você pode preparar seus próprios temperos, mas se não quiser correr o risco de errar, use somente sal grosso. Limão ou vinagre, nem pensar. É sal grosso mesmo. O sal grosso na gordura ressalta o sabor da carne.
- Nunca deixe a carne de molho na água. Lave-a RAPIDAMENTE e salgue-a imediatamente com abundância. O excesso você tira depois, na hora de colocar na churrasqueira. A água, penetra nas fibras e seca a carne quando vai para a churrasqueira, também a deixa mais dura.
- Se a carne estiver congelada, deixe-a na temperatura ambiente, até que descongele totalmente. Não use o microondas para descongelar. A carne fica pré-cozida e com a água do gelo dentro dela.
- Só coloque a carne para assar na grelha quando a brasa estiver bem viva e a carne na temperatura ambiente. Deve-se evitar o choque térmico, pois aí a carne encrua.
Como escolher a carne
- As melhores carnes para churrasco são a picanha, contra filé, maminha e fraldinha. A alcatra também pode ser usada, mas o sabor não é dos melhores. Há quem goste de pedaços de coxão mole. É uma carne muito saborosa. Não se esqueça da bisteca de porco e de boi, do filé mignon, do T-Bone e das costelas.
- Se escolher a bisteca, contra filé em fatias ou pedaços de picanha fatiada, salgue os pedaços e asse na grelha. No espeto fica difícil de colocar e na grelha é mais fácil de virar para assar melhor. Nesse caso uma churrasqueira horizontal com grelha e chapa é o ideal.
- No caso da picanha, a dica é comprar peças pequenas (de até 1,5 kg) que são melhores para se trabalhar. Para fazê-la invertida é melhor ainda. Cuidado com camadas grossas e amareladas de gordura (quase para o marrom), a carne pode ser velha. Pouco sangue também deve evitar. As melhores são picanhas embaladas de frigoríficos conhecidos.
- Não esqueça de que é a gordura da carne que acentua o sabor e dá maciez.
- Para carnes em pedaços (picanhas, cupins etc.) é ideal usar uma churrasqueira vertical, que é mais rápida e como o carvão é colocado verticalmente, a gordura que cai da carne não queima e não faz fumaça, o que é muito bom para apartamentos.
Como preparar a carne
- Com as peças já devidamente salgadas (com sal grosso), bata com as costas da faca para tirar o excesso de sal. Cuidado, não faça isto sobre o fogo, pois o sal na brasa faz pequenos estouros que podem queimar.
- Coloque pedaços de carne sobre a grelha previamente aquecida. Nunca coloque quando as labaredas estiverem altas. Você pode passar a gordura grossa retirada das carnes, na grelha, enquanto está fria. Ao esquentar, ajuda a não grudar, ai é só colocar a carne e o cheirinho gostoso vai atrair seus convidados.
- As carnes com capa de gordura devem ser colocadas sempre com a capa para cima. Desta forma a gordura vai penetrando na carne deixando-a mais saborosa. A capa de gordura também deve ser salgada.
- O melhor momento de virar a carne é quando começa a sangrar por cima. Se começar a assar muito e não sangrar, pode ter certeza que a carne não é das melhores (carne velha).
- Se os pedaços forem muito grandes, após a segunda virada, fatie em pedaços de mais ou menos dois dedos, dependendo da carne, no sentido do corte da carne. Faça isto fora da grelha, para não estragar o corte da faca. Faça rapidamente, para não esfriar a carne. Uma boa dica são os Kits de churrasco.
- O ponto certo da carne só você sabe. Bem passada ou mal passada, você determina a hora de retirar a carne. Sirva com uma farofinha ou com bolinhas de mussarela.
- Um bom churrasco não tem segredo. Basta gostar, fazer com dedicação e ter sempre os amigos com você.



Nenhum comentário:
Postar um comentário